Imagine que seu ente querido está internado na UTI e tem previsão de alta médica para uma data breve.
Apesar do alívio em saber que seu pai, mãe ou até seu filho poderá ir para casa, as necessidades que ele demandará o deixam muito preocupado, pois será necessário o auxílio de enfermeira 24h.
Como arcar com esses custos?
Talvez você não tenha condições de pagar uma enfermeira em Home Care.
Saiba que você pode conseguir o custeio do Home Care pelo SUS.
Ainda no hospital
Certifique-se de conseguir com o médico que está cuidando do seu ente querido um relatório registrando a necessidade de enfermeiro 24h por dia.
É importante que o relatório contenha as seguintes informações:
- Nome completo do paciente;
- A descrição da doença e o respectivo CID;
- A descrição da necessidade do tratamento em home care;
- A explicação sobre os riscos que o paciente corre em parmenecer em ambiente hospitalar;
- A descrição de que o home care é a única forma de garantir maior conforto caso se trate de tratamentos paliativos para doenças em fase treminal;
- A descrição detalhada e orientação sobre todos os tratamentos que o apciente precisa ser submetido durante o home care;
- A descrição do que levou o apciente ao estado atual e como o home care será útil em sua recuperação.
Mesmo que você consiga o atendimento pelo Serviço de Atenção Domiciliar – SAD, saiba que ele não garante a cobertura de home care com enfermagem 24h. E, considerando que existem procedimentos que podem ser feitos somente por enfermeiros, a necessidade desse profissional é ainda maior.
Junto à secretaria de Saúde
Com esse relatório médico redija um requerimento (baixo o modelo no botão anexo) à secretaria de saúde municipal ou estadual (a depender de quem administra o hospital) destacando a necessidade do home care e pedindo que haja o custeio disso.
Caso o estado ou município se neguem ou demorem muito para responder, reúna o relatório médico, essa negativa do Poder Público, os exames e prontuários e procure um advogado especialista em direito à saúde.
Observações:
Este é um modelo de requerimento. É importante que você consulte um advogado especializado para lhe repassar mais instruções.
Você pode anexar outros documentos que comprovam a necessidade do home care, como exames médicos, receitas médicas, etc.
É importante que você protocole o requerimento na Secretaria Municipal de Saúde e guarde o protocolo de recebimento.